cada bola mata um, prá galinha e pró perú, quem está livre és mesmo... tu!

7.9.05

portugal ou noruega... pim pam pum

segundo o relatório sobre o desenvolvimento humano, elaborado pelo programa das nações unidas para o desenvolvimento, a noruega é o melhor país para se viver e portugal aparece em 26º lugar nesta lista, entre um total de 177 países. regojizemos portanto! caramba, apesar da crise, da instabilidade social, do desemprego, do fraco investimento do governo na saúde, na educação e na investigação científica, apesar da seca e dos fogos, estamos só a 25 passinhos de sermos o melhor país para se viver.
quando olhamos para as percentagens, chegamos a pensar que afinal até estamos ajeitadinhos - como é milagrosa a estatística! senão vejamos:
. sendo a alemanha o país que tem a maior despesa pública com a saúde (8,6% do PIB), portugal está SÓ a 2% de conseguir o mesmo feito (6,6% do PIB)!
. a esperança média de vida por terras lusas, embora longe dos 81,5 anos dos japoneses, aumentou substancialmente de há 30 anos para cá, passando de 68 anos para 77,2 anos.
. em relação à noruega, islândia, suécia ou dinamarca, que são os países em que menos bébés morrem à nascença (apenas 3 casos em 1000), portugal vem logo a seguir, juntamente com a itália, espanha e bélgica (apenas 4 casos em 1000).
. a noruega, o país com o índice mais elevado de desenvolvimento humano segundo este relatório, tem 356 médicos por cada 100 mil habitantes; ora portugal tem SÓ menos 32 médicos por cada 100 mil habitantes (324) - o que pode ser facilmente solucionado aumentando o número de vagas para os cursos de medicina!
. quanto à incidência do HIV, portugal encontra-se ao nível de países como a suiça e a frança, com 0,4% da população entre os 15 e os 49 anos infectada, e está apenas a 0,3% (e uns pozinhos) dos países que registam os mais baixos níveis de incidência do HIV, como a finlândia, japão, eslovénia, coreia do sul e brunei (com menos de 0,1%).
portugal caiu 3 posições em relação ao ano passado neste ranking preverso. ainda assim, a mim apetece-me muito dar urras de satisfação. e porquê? porque não fazemos parte da cauda desta lista (serra leoa, nigéria, burkina faso, mali, burundi), em que os números e percentagens são adultos e crianças mortas com sida, uma esperança média de vida que não chega aos 40 anos, apenas 1 médico por cada 100 mil habitantes - ou nenhum... e muitos eteceteras muito tristes.
para além disso, tenho andado a dominar as minhas apreensões quanto ao futuro português, injectando diariamente doses substanciais de optimismo (a dose de hoje foi uma análise selectiva aos dados do relatório!) - optimismo gera optimismo, energia positiva gera energia positiva! tem que ser!
biba portugal!

2 comentários disparatados:

Blogger luis disse...

O relatório completo pode ser descarregado aqui.
Hoje, quando estava a fazer uma "limpeza" ao armário da roupa, fiquei na dúvida sobre se havia ou não de dar um certo par de calças. Depois de ouvir na rádio e posteriormente ler, na pag.4 do relatório, que "The world’s richest 500 individuals have a combined income greater than that of the poorest 416 million" senti-me um privilegiado. Isso fez-me escolher para dar não apenas roupa velha ou que já não uso mas também alguma roupa que, de forma egoísta, me dou ao luxo de usar 3 ou 4 vezes por ano. Há quem precise dela todos os dias.

quarta-feira, setembro 07, 2005

 
Blogger inominável disse...

Eu estava mesmo a precisar de ler um post optimista... depois de ver como o meu poder de compra na Suiça é limitado e... pobre!

terça-feira, setembro 13, 2005

 

Enviar um comentário

<< Home