cada bola mata um, prá galinha e pró perú, quem está livre és mesmo... tu!

25.4.06

32 anos de liberdade!

Image hosting by Photobucket







1974. abril.

dia 24.
22h55m. 1º sinal. emissores associados de lisboa. paulo de carvalho. "e depois do adeus".
dia 25.
00h20m. 2º sinal. rádio renascença. voz de leite de vasconcelos. josé afonso. "grândola vila morena".
04h26m. 1º comunicado. rádio clube português. voz de joaquim furtado. pede-se à população que mantenha a calma e apela-se à classe médica para acorrer aos hospitais.
04h45m. 2º comunicado. rádio clube português. aconselha-se as forças de segurança a actuar de forma prudente, e promete-se punição a todos os comandos que levem os subordinados a actuar contra as forças do MFA. a emissão prossegue com canções há muito proibidas de josé afonso, adriano correia de oliveira, josé jorge letria, luís cília, josé mário branco.
05h15m. 3º comunicado. rádio cuble português. renovam-se os apelos dos comunicados anteriores.
05h45m. 4º comunicado. rádio clube português. para além de sintetizar os anteriores, dirigem-se avisos específicos à guarda nacional republicana, à polícia de segurança pública, à direcção geral de segurança e à legião portuguesa.
07h30m. 5º comunicado. rádio clube português. é claramente expresso "as forças armadas desencadearam na madrugada de hoje uma série de acções com vista à libertação do país do regime que há longo tempo o domina".
07h50m. emissora nacional suspende a emissão.
08h00m. rádio clube português. o governo ordena o corte de energia eléctrica e telefones, tanto nos estúdios como nas antenas de porto alto. entram em funcionamento geradores automáticos que asseguram a emissão. a ligação telefónica ao PC é garantida por uma cabine pública junto à rua sampaio pina.
13h00m. rádio clube português. é difundido um comunicado em que se noticia que todos os elementos que integram as forças do movimento se encontram bem.
13h10m. rádio clube português. filho do ten. cor. quintino consegue captar ocasionalmente as comunicações das forças do regime, que passam a ser transmitidas pelas ondas do rcp e que denotam clara desorientação.
14h30m. rádio clube português. é divulgado o cerco ao professor marcelo caetano e membros do governo no quartel do carmo.
20h30m. ruas de lisboa. o povo que desde manhã seguia as movimentações militares, começa a engrossar nas ruas da baixa. a população começa a dirigir-se para a sede da PIDE/DGS, na rua antónio maria cardoso.
23h45m. junta de salvação nacional. é aprovada a procalamação da junta e o general spínola é designado presidente da república.
23h45m. movimento das forças armadas. é publicada legislação referente à destituição do regime e à legitimação do novo poder revolucionário. é dissolvida a assembleia nacional e o conselho de estado e são exonerados os governadores gerais dos estados de angola e moçambique, e os governadores civís do continente e ilhas, são extintas as polícias do regime.
LIBERDADE!!!!
dia 26.
1h30m. o general spínola, ladeado pelos elementos da junta de salvação nacional, lê, perante as camaras da RTP, a proclamação da junta de salvação nacional.
aqui, tudo o que aconteceu.

0 comentários disparatados:

Enviar um comentário

<< Home