cada bola mata um, prá galinha e pró perú, quem está livre és mesmo... tu!

21.4.06

ceci tem pipi?

ceci tem pipi?

não li, mas gostava de ler. "ceci tem pipi?" é uma história acerca da descoberta das diferenças e das semelhanças entre meninos e meninas.

as personagens principais: max e ceci.

max é um menino que divide o mundo entre os "com pipi" e os "sem pipi". a história começa assim:

Antes, para o Max, tudo era muito simples. Primeira coisa: havia o pessoal Com-pipi. Segunda coisa: havia o pessoal Sem-pipi. Terceira coisa: o pessoal Com-pipi era mais forte do que o pessoal Sem-pipi. Lógico! Eles tinham pipi, não é mesmo?


a primeira parte do livro descreve e ilustra as concepções binárias de max quanto aos "com pipi" e "sem pipi". os "com pipi" são definidos como fortes, e associados a carros, aviões, velocidade, riscos e desportos. os "sem pipi" são descritos como as que desenham "flores fofinhas", seres inerentemente fracos, envoltos em tons pastel e actividades desinteressantes.

ceci aparece como personagem desiquilibrante. ela entra na turma de max e ele apercebe-se que ceci é diferente: é uma "sem pipi" que é forte, desenha mamutes, joga futebol, tem bicicleta de menino, sobe às árvores e luta. e é essa intrigante diferença que faz com que max inicie uma investigação, na qual descobre que ceci não é uma "sem pipi", mas sim uma "com perereca" (o livro é brasileiro!).
esta descoberta leva max a concluir que não tem nada faltando nas meninas!, direccionando-o para uma nova categorização: os "com pipi" e a as "com perereca"!

e assim se dão os ajustes conceptuais!

3 comentários disparatados:

Blogger so disse...

oohh que lindo! encomenda! ;)

falando nisso, nao devias ir levando a tua perereca pra massagem? :P

sexta-feira, abril 21, 2006

 
Blogger calózita disse...

é só às 15:30, afinal. ligaram-me a atrasar meia horita! mas já estou em contagem decrescente. daqui a nada lá vou eu!

sexta-feira, abril 21, 2006

 
Blogger Ana F. Monteiro disse...

que giro.todos diferentes, todos iguais

sexta-feira, abril 21, 2006

 

Enviar um comentário

<< Home